sexta-feira, 5 de abril de 2013

Como está e o que está fazendo o 15º BPM em Bacabal e Região, coberta pelo mesmo.


TEN CEL EGIDIO PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO AMA/AUTISTAS


Foi realizado na manhã do dia 02 de abril no Quartel do 15º BPM a apresentação do Projeto AMA (Amigos dos Autistas), como parte das comemorações da semana mundial da conscientização dos Autistas que se estenderá até o dia 05 de abril. O principal objetivo foi a sensibilização de todas as autoridades em favor da causa do autismo. Segundo diagnósticos realizados no município de Bacabal, constatou-se um número significativo de crianças que possuem a síndrome do autismo e que necessitam de apoio, tratamento e acompanhamento sociopedagógico. 

Em Bacabal já foram confirmados 30 casos e todas as famílias estão cadastradas no projeto AMA. No Brasil estima-se que tenhamos 02 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. O Brasil fez o maior evento de sua história em (2011) em todos os Estados. Em 2012, repetiu-se com ainda mais força, monumentos foram iluminados de azul na data, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembléia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e outros locais.
Além do comandante do 15º BPM, Tenente Coronel Egídio, muitas autoridades participaram do evento. O padre Lauro Henrique da Paróquia Santa Terezinha; Professor Pedro Neto, Gestor Regional de Educação; Leonice Santos e Vitória Soares, Assistentes Sociais; Professora Maria Ferreira Spíndola, Psicopedagoga; senhor Nivaldo, presidente da ASDEBAL; Karine Macedo, coordenadora geral do CAPS/ Bacabal; Prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso; senhora Silvia Veloso, secretária de Ação Social; Adriana Lima de Alencar, presidenta da AMA/Bacabal; vereadora Regilda Santos, presidenta da Câmara Municipal de Bacabal; vereadores Teles, Gladson e Rogério Santos; secretários municipais e convidados.
É uma satisfação receber todas estas autoridades no dia mundial do Autista. Ter um filho autista é ter atenção redobrada e ao mesmo tempo, o carinho recebido por eles é diferente é especial e o 15º BPM sempre estará de portas abertas para eventos desta natureza, concluiu o comandante do 15º BPM.



PMS APREENDEM MENOR ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO




Policiais Militares do 15º BPM apreenderam por volta das 18h36min o menor das iniciais F.S.S., 17 anos. O mesmo é acusado de na madrugada do dia 31.03.2013., por volta de 01h00min, após uma discussão de trânsito no Centro Cultural de Bacabal, efetuar 05 disparos de arma de fogo em direção ao veículo, tipo Pegeot, de placas NXL 6870 que era conduzido também por um menor das iniciais H.S.A., de 15 anos. Após o delito o menor F.S.S., fugiu do local em sua Biz, de placa OIZ3610. 
Apenas um disparo atingiu a perna da vítima que foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro municipal e não corre risco de morte. A própria vítima delatou o acusado. 
A PM esteve no local do ocorrido, mas, naquela oportunidade não logrou êxito. Porém no início da noite do dia 01 o Serviço de Inteligência do 15ºBPM localizou o acusado e pediu apoio da Força Tática que fez a apreensão de F.S.S., e também da motocicleta que o meso conduzia no dia do sinistro.
 Acusado e veículo foram encaminhados a autoridade competente. Após tomarmos conhecimento do fato e repassada a identidade e características do acusado pela própria vítima, nós do Serviço de Inteligência tentávamos localizar o menor F.S.S., o que acabou acontecendo e conseqüentemente o mesmo foi apreendido, disse um dos membros do SI. Participaram da apreensão do menor os Soldados PM Edmilson, Santos e Américo.




OPERAÇÃO SATURAÇÃO XIX APREENDE VEÍCULOS E PRENDE ACUSADOS DE ENVOLVIMENTO COM JOGOS DE AZAR E ARROMBAMENTO A VEÍCULOS

Foi realizada no dia 04 de abril a Operação Saturação VIX em toda a cidade de Bacabal.
Foram conduzidas ao Distrito Policial 12 (doze) pessoas acusadas de ilícitos como: perturbação do sossego, danos materiais, furto, desacato, porte de arma branco, uso de substância tóxica, jogo de azar e agressão física. Foram conduzidos ao pátio da 5ª Ciretran 11 (onze) para regularização. A operação foi comandada pelo Tenente-coronel PM Egídio.







USO DE SUBSTÂNCIA TÓXICA - Por volta das 17h00min do dia 04 foi conduzido ao Distrito Policial por uso de substância aparentemente tóxica, REGINALDO BARBOSA DA SILVA, 34 anos, residente na Rua Ena Araújo, Trizidela.Também foi apresentado no DP por volta das 18h00min, ANTONIO DA SILVA, residente na Rua dos Prazeres,Trizidela, também na cidade de Bacabal. 
As conduções foram feitas pelo Cabo Mochel e Soldados PM Anízio e Gilton. 

OPERAÇÃO SATURAÇÃO XIX DESACATO – foram conduzidos ao Distrito Policial VALTER FERREIRA DA SILVA, 36 anos, residente no centro de Bacabal por ter desacatado a guarnição PM por descumprimento de ordem recebida e palavras de baixo escalão. NATIELE SOUSA DOS SANTOS, 19 anos, residente na Rua 01 Quadra 04, Parque União, Bacabal. NATIELE teve a sua motocicleta apreendida para regularização e inconformada desacatou o Capitão PM Aurélio comandante da patrulha policial, sendo conduzida ao 1º DP. NATIELE – 

DESACATO AGRESSÃO FÍSICA E ARROMBAMENTO A VEÍCULOS – foi conduzido por volta das 21h20min Dia nos, residente na Rua do Campo, Trizidela, Bacabal. Segundo informes o mesmo teria levado ferramentas e som de alguns carros que estavam estacionados na Rua Carlos Pereira, Centro. O mesmo nega as acusações. WANDERSON foi conduzido pelos policiais militares Cleiton, Djander e Anízio. 

JOGO DE AZAR – Por volta das 23h20min do dia 04, foi preso o senhor RAIMUNDO FERNADES SOUSA, 44 anos, residente na Rua 14 de julho nº 28, Areia, Bacabal. O mesmo é acusado de ser proprietário de uma mesa para jogos de azar. O mesmo foi flagrado em banca de jogo de baralho em companhia de outras pessoas. Na banca do mesmo foi apreendida a importância de R$ 3.002,00 (três mil e dois reais) e mais 24 (vinte e quatro) cartelas de jogo e 02 (dois) baralhos.

 RAIMUNDO FERNANDES E MESA DE JOGO DE AZAR No dia 06 de março foram conduzidas ao DP três pessoas pela mesma prática delituosa. foi mais uma operação com êxito. Prendemos pessoas envolvidas com jogos de azar, armas brancas, veículos irregulares e outros ilícitos. E não vamos parar. Mudamos o dia da operação e vai ser assim, sem dia e nem horário definidos. É chamado elemento surpresa, concluiu o Tenente-coronel Egídio.

COMANDO DO 15º BPM REATIVA O PROERD NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BACABAL


O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, Tenente coronel Egídio, participou no dia 04, às 09hmin, no auditório da Secretaria Municipa de Educação da cerimônia de apresentação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). 

Estiveram presentes a reunião, além, do comandante do BPM, o Dr. Waltersar Carneiro, Secretário Municipal d Educação do município de Bacabal; Professor Tenemauro Silva, Coordenador Pedagógico Soldados PM Valderi e Ivanildo, Instrutores do Proerd, convidados e professores. PROFESSOR WALTERSAR, SOLDADOS IVANILDO, VALDERI E TENENTE-CORONEL EGÍDIO. 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E. surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Milita do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: 

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro do Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD 

no desenvolvimento das lições. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. Em Bacabal, o programa foi implantado no ano de 2003. 

O Tenente-coronel Egídio pediu a união de todos, secretário, coordenadores pedagógicos, diretores e professores, para que juntos, reativem o programa, considerado com um dos mais importantes das Polícias Militares. Por sua vez o Secretário de Educação, Waltersar Carneiro, externou a felicidade e satisfação em reativar o Proerd ainda no primeiro semestre. Disse ainda o secretário que acompanhou a implantação do programa em 2003 e julga como necessário e urgente o seu ressurgimento.


O texto acima foi enviado pela PM do 15º BPM a este Blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário