segunda-feira, 8 de abril de 2013

O último sono de Margaret Thatcher...






Nascida em 13 de Outubro de 1925 Margaret Hilda Roberts, na localidade de Grantham, em LincolnshireInglaterra Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxfordantes de se qualificar como barrister. Nas eleições gerais de 1959 no Reino Unido ela foi eleita parlamentar pela região de Finchley. Edward Heathnomeou Thatcher secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 ela se tornou a primeira mulher a serprimeira-ministra do Reino Unido.









Baronesa Margaret Thatcher



O que conhecemos no Brasil, sobre Margaret Thatcher, nos chegou por volta de 1982, quando o mundo via, estampado nas primeiras folhas dos jornais, as notícias da guerra das Ilhas Malvinas, onde Argentinos e Ingleses decidiam de maneira dura, com guerra, a quem deveria pertencer as Ilhas.  Então entra em cena o poder da Grã Betânia, através de sua Primeira Ministra, a Sra. Margaret Thatcher, que  não abria mão da conquista através da força.

No entanto, através da biografia da referida senhora, passaremos a conhecer um pouco mais, inclusive sobre o título "Dama de Ferro", que juntou, a dureza em governar, de se opor às greves, a dura crítica à União Soviética, a luta para  manter-se numa posição, determinada a não sofrer derrotas, o que só foi por um tempo, um  caso de atentado à bomba, colocada por um grupo de Republicanos, em 1984, mas  que saiu  ilesa.

Foi reeleita para um 3º mandato, em 1987, mas, a antipatia, inclusive, quanto à criação de União Européia  e apontada para  tantos outros seguimentos, fez com que o mundo também devolvesse, digamos assim, a ela, a mesma imagem. A falta de apoio, inclusive por parte de seu partido político, fez com que, em 1990, abrisse mão do cargo de  Primeira Ministra e também de líder de seu partido.

E, durante a noite, de ontem para hoje, durante o sono, de acordo com notícias divulgadas ao mundo,  a senhora Margaret Thatcher, aos 87 anos, deixa toda as conquistas e derrotas...sem acordar mais.

Texto escrito por Jeremias Fotógrafo.





Margaret Thatcher,
18 de setembro de 1975


Baronesa Thatcher recebe de


Ronald Reagan, Margaret Thatcher, 
Nancy Reagan e Denis Thatcher, em 
recepção na Casa Branca, em 1988.


Gabinete de Thatcher se reúne
 com o gabinete de Reagan na
 Casa Branca, 1981.










Margaret Thatcher revista
 as tropas militares do Reino
Unido.

Local do nascimento de Margaret 
Thatcher, em Grantham.


Nenhum comentário:

Postar um comentário