sexta-feira, 26 de julho de 2013

Justiça é o que mais queremos

A palavra justiça, parece ser a resposta que o mundo precisa!

Mas, o que viria a ser justiça?
Resposta: Diz-se, que, veio do Latim, Justitia, que diz respeito a igualdade. É o princípio básico de um acordo. Mas, eu responderia com palavras simples, sem querer saber de onde se origina a palavra. Eu seria um sábio, por acaso? ou um pobre miserável, que escreve qualquer coisa, que com muita sorte, é lido por alguém? Não, eu não sou um sábio, nem um pobre miserável, que escreve qualquer coisa, e que por sorte alguém ler. O mundo, quando foi formado, de acordo com o que nos ensinou a Bíblia, foi formado, com tudo o que nele existe, para servir ao homem, e o Criador até disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".Gênesis 1

O que eu responderia como sendo justiça: É o resultado que sai de uma balança, cujos lados estão livres de peso, e que assim,  mostrará o peso do que nela foi colocado, sem a interferência de qualquer que seja o olhar, que pendam para este ou aquele lado. Ou se preferir, podemos resumir na resposta dada por  Jesus Cristo, a alguém quando  tentava colocá-Lo contra o Império Romano, que tinha na época, César Augusto,  como Imperador. Isto, com o intuito de levá-Lo à condenação pelo mesmo Império.  Olha mestre, César está cobrando imposto, é justo pagar? Jesus, sabendo do que se tratava, pediu uma moeda, vendo nela o retrato de César, perguntou: de quem é este retrato? de César, respondeu lá a pessoa. Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Aqui, acima, está a resposta que precisamos. Mas porque iniciei o dia com este assunto? 

Todas as vezes que assistimos a um noticiário na televisão, que fala sobre alguém que foi assassinado, por exemplo, ouvimos de seus familiares: "Queremos justiça". Quando, em época de eleição, vamos às urnas, escolher o "representante", também queremos Justiça, que significa, que quem teve mais voto, seja o escolhido.

Mas, senhores(a), quando temos um representante, queremos, exigimos e precisamos encontrar nele um senso de justiça, qualidade alias, que precisa ter, acima de tudo, alguém que venha a se candidatar a representar um povo. 

Você, cidadão, ou eu, precisamos ser justos, como pede Jesus Cristo. E quando somos injustos? por exemplo, quando pegamos o que não é nosso, quando chamamos para nós o mérito que é  do outro, quando compramos e não pagamos, quando praticamos um erro que afeta outra pessoa... e caro leitor(a), será que eu me enquadro, em algum dos itens?  pode ser que sim, e certamente. Mas, quando iniciei este texto, sabia o que precisava deixar claro. Nesta semana, escrevi um texto sobre Zaqueu, que queria, por curiosidade, ver Jesus, mas se surpreendeu, quando do meio da multidão, Ele disse: "Zaqueu, desce daí, pois me convêm que eu fique em tua casa". E a decisão de Zaqueu, de reparar seus erros, foi tão grande, que prometeu pagar até 4X mais, o que tinha tirado dos outros. Seja esta, a nossa atitude, a partir de hoje. Assim, estaremos nos preparando para um futuro mais brilhante, que construiremos, a partir de hoje, para nós,  nossos filhos e para o mundo, que ganhará uma visão de justiça, capaz de construir um progresso que a todos assegure liberdade e paz.

Escrito por Jeremias, Fotógrafo e blogueiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário