quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rio Mearim


Assim é o Rio Mearim...






Tendo sua nascente, de acordo dados de pesquisas, na junção das serras Negra, Menina e Crueiras, e desembocando na Baia  de São Marcos, na altura da Ilha dos Caranguejos, e banhando as cidades de Barra do Corda, onde se encontra com o Rio Corda, banhando a cidade de Esperantinópolis, Pedreiras, Trizidela do vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e Vitória do Mearim, o Rio Mearim é considerado o Rio mais profundo, mais rico em peixes, e como dizem os pescadores, conhecedores de sua estórias e lendas, o mais misterioso.

Os pescadores nos contam sobre o Surubim de cama, Sucuruiú de cama, Piranha de cama. Que quer dizer, que, quando o peixe chega a atingir um tamanho muito grande, se recolhe numa parte funda do Rio, que se diz cama, e lá fica esperando qualquer coisa que possa servir de comida, pois seu tamanho não o permite mais que saia a caçar.

Quem por ventura fizer uma viagem, de Bacabal a Vitória do Mearim, pelo Rio, terá o privilégio de conhecer muitas moradias às suas margens, e se for em épocas de inverno, verá um mar de águas, formado pelo Rio e lagos.

Este é o Rio Mearim, que no inverno enche os lagos, de água e de peixes. Peixes que alimentam o Maranhão e muitas cidades de Brasil a fora, como a capital do vizinho Piauí. Caminhões, carregados com caixas de isopô, cheias de peixes...

.

Um comentário:

  1. olá tudo bem? tenho um projeto cultural CANTOS DO BRASIL - gostaria de convidá-lo para participar, qual o email que posso enviar mais detalhes?

    ResponderExcluir