terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Curiosidades



Os 10 maiores felinos do mundo!



Os maiores felinos do Mundo

Durante a pré-história, os grandes felinos eram maiores, alguns sendo gigantescos podendo pesar até meia tonelada como o Leão-americano, o Smilodon populator e o Tigre Gigante do Pleistoceno. ( Há um artigo muito bom sobre ele no blog Feras Pré-históricas).
Nos dias atuais, os felinos variam muito de tamanho pelo mundo, uns são pequenos como o nosso gato doméstico, e outros bem grandes como o tigre siberiano.
Essa lista vai te ajudar a saber quais são os maiores felinos do mundo!
Leia Também: Leão vs Tigre

os-maiores-felinos-do-mundo



Os pesos e tamanhos aqui descritos são de indivíduos machos relativamente grandes de cada espécie, ignorando o caso de subespécies bem menores.

Vamos ao top 10! 


10) CARACAL - CARACAL CARACAL


Em décimo lugar e abrindo a nossa lista, está este felídeo sensacional! Também conhecido como lince do deserto,ele salta tão alto que pode pegar pássaros em pleno voo, e pode até matar avestruzes jovens.
Vive desde a África do Sul até a Índia. Seu peso é de 20 quilogramas e o comprimento total do corpo é de 1,40 metros.
caracal

9) LEOPARDO NEBULOSO - NEOFELIS NEBULOSA

Também chamado de Pantera nebulosa, este gato ameaçado ocupa a nona colocação com 23 quilogramas e um comprimento total de 1,80 metros. Mas o que chama a atenção mesmo são seus dentes caninos, que proporcionalmente à cabeça são os maiores de todos os carnívoros terrestres. Especialistas dizem que daqui a 5 milhões de anos eles poderão ser os próximos dentes-de-sabre ( Isso se o ser humano não os exterminarem).
leopardo-nebuloso-grande

8) LINCE EURASIÁTICO - LYNX LYNX

Com cerca de 1,50 metros da cabeça até o final da cauda, ele é menor que o colocado anterior, mas o que lhe garante a 8º posição são seus 30 kg, e uma altura de 70 cm nos ombros. Com essas características ele é o maior de todos os linces, vivendo desde partes da Europa até a Ásia e podendo matar veados adultos.

lince-eurasiatico


7) LEOPARDO-DAS-NEVES - UNCIA UNCIA

Talvez você esteja surpreso com o fato do leopardo-das-neves ser menor que o guepardo, mas com umas boas pesquisadas em sites estrangeiros eu pude concluir que ele realmente é menor.
Este grande felídeo, habita em áreas bem altas e geladas pelo continente asiático. Seu corpo é menor que o de outros grandes felinos, tem um comprimento de 1,30 m. Sua calda sim é grande, podendo chegar a até 1 metro, e sua altura no ombro fica por volta de 60 centímetros. O peso varia dependendo da região, mas fica em torno de 55 kg , talvez pareça maior mas o pelo espesso dá essa impressão.

leopardo-das-neves


6) GUEPARDO (CHITA) - ACINONYX JUBATUS

Olha o meu felino preferido aí na lista! Ele é o animal terrestre mais rápido do mundo, podendo chegar a velocidades de 120 km/h e uma aceleração igual à de carros de corrida. Seu corpo é totalmente adaptado para a velocidade, sendo grande, com 1,45 m e mais 80 cm de cauda e o peso fica em 60 kg. A altura nos ombros é de 90 cm, que é 10 centímetros maior que a do próximo integrante da lista.

chita-felino

5) LEOPARDO - PANTHERA PARDUS

O primeiro integrante do gênero Panthera a aparecer na nossa lista de maiores felinos do mundo é o leopardo. E o seu tamanho varia muito, muito mesmo! As menores subespécies podem pesar apenas 30 kg (como no caso do leopardo árabe), e as maiores podem pesar quase três vezes isso ( leopardo-do-ceilão).
Essas grandes diferenças existem por causa da disponibilidade e do tamanho das suas presas, outro motivo é a competição com outros predadores (eles tendem a ser maiores em áreas onde há a ausência ou pouca ocorrência de leões e tigres). Mas pode se dizer que o tamanho total corpo e cauda é de 2,65 metros e a altura nos ombros de 80 centímetros. Um leopardo-africano tem um peso médio de 70 kg.

leopardo


4) PUMA - PUMA CONCOLOR

Esse aí talvez surpreenda alguns por estar no quarto lugar. Seu tamanho também é variado, na América do Norte eles são bem grandes, mas vai diminuindo próximo à linha do Equador ( porque há competição com a onça). O maior já documentado pesava 136 kg, mas a média fica nos 90 kg. O comprimento do nariz até a ponta da cauda é de 2,70 metros, e os ombros ficam a 90 cm do chão.
Um fato curioso é que suas pernas traseiras são maiores que as dianteiras, o que os ajudam a dar grandes saltos.
leao-da-montanha

3) ONÇA-PINTADA - PANTHERA ONCA 

E conquistando o seu lugar no Top 3 com o terceiro lugar, está a nossa Onça! Este felídeo tem a mordida mais forte entre os felinos, e ainda é considerado o mais agressivo. Sua cauda é a menor entre os grandes felinos e não passa dos 75 cm. Por causa disso seu comprimento total do corpo é de 2,75 cm, que se assemelha muito ao do Puma, porém ela é mais musculada e pesa mais, em uma média de 100 kg. A maior já encontrada pesava incríveis 160 kg! Isso é comparável a uma leoa ou tigresa.

onça

2) LEÃO - PANTHERA LEO 

Os dois primeiros lugares não devem ser surpresa para ninguém, mas há pessoas que ainda tem dúvidas sobre quem é maior, se é o leão ou o tigre. O "rei da selva" ocupa a segunda posição no ranking, sendo os mais altos de todos os felinos, em média 10 cm maiores que os tigres. Mesmo comparando um leão-do-atlas, a maior subespécie de todas (infelizmente extinto na natureza), ele ainda perde por muito pouco para o tigre de bengala  nos quesitos peso e tamanho total, o leão tem respectivamente 200 kg e 3,00 metros de comprimento total do corpo.

leao-do-atlas


1) TIGRE - PANTHERA TIGRIS

O maior de todos os felinos, ele ganhou este título considerando o tigre de bengala, mas o siberiano é maior ainda. Eles também variam no tamanho, como podemos ver no artigo 10 curiosidades sobre os tigres. As medidas ficam na média de 3,10 metros totais e o peso em 220 kg, mas o maior já capturado e documentado no Guinness Book of World Records pesava 388.7 kg, porém o peso foi favorecido porque ele tinha comido um búfalo na noite anterior.
tigre


E você concorda com a lista? Tem alguma sugestão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário