segunda-feira, 3 de março de 2014

Morte de "bonetinha": mais um fato anunciado


Fotos tiradas do Blog de Sergio Matias,,,

Infelizmente temos que também, divulgar fatos lamentáveis. Alias, é o papel de todos que se fazem imprensa. Oportunidade, que temos de, além de divulgar, expor, de vez em quando  nossos pontos de vista e sugestões para a sociedade da qual fazemos parte.

Há muito, aprendemos que somos responsáveis, também pelos outros, além de nossos filhos, ou parentes próximos. A Igreja, Instituição cujo papel é evangelizar, procura, mesmo de maneira, às vezes falha, instruir a comunidade. A Família é convocada a cumprir seu papel. A Escola, segunda família, é igualmente convocada. O Governo, cujo Líder é o representante, em todos os sentidos, no que toca a organização da sociedade, tem em seu poder a tarefa de não deixar à vontade seu povo, na prática de delitos que prejudiquem o outro. Isto, certamente é possível, mesmo num sistema de Governo Democrático. Porque sabemos o que significa Democracia, uma forma de governo, digo, de organização, descoberta pela mãe Grécia, quando se trata de civilização. Boa parte do mundo ocidental aderiu essa maneira, ou pelo menos o nome, já que tem um significado muito bonito: "Governo do povo, pelo e para o povo". Não o governo do mais forte, em poder financeiro, ou poder de manipular, ou obrigar, usando a força, nem muito menos, governo de um demagogo, demônio que se veste de anjo, e com o poder de oferecer o mínimo, máximo, entendido por um povo desprovido de oportunidades, o que oportuniza a miséria capaz de matar de fome ou de doênça, suas vítimas.

Pode parecer um discurso, senhores(a). No entanto, qualquer um ser humano é capaz de se expressar assim, mesmo que não seja com palavras escritas ou faladas. O desespero pode ser expressado até mesmo com gesto, de dores, ou de tentativa de sobrevivência, muito embora a chamada "lei da sobrevivência", pareça nos instruir para a ganância, maneira indevida de conseguir o suficiente para a sobrevivência, que feita de uma maneira egoísta, tentamos pegar bem mais, sem a preocupação se o outro vai ou não ter alguma coisa, e sem, também entender, quer, se o outro não conseguir, vai, de uma maneira indevida nos roubar, uma vez que o "sistema parece nos sugerir para qualquer ponto que não nos deixe ficar sem nada.

Tudo isso, porém, é nossa culpa. Minha, que tive a oportunidade, de quando adolescente, estudar num Seminário, estudo que me levaria à ordenação sacerdotal, quando teria a  missão de pregar, com a vida, mais do que com palavras, o Evangelho de Jesus cristo. É culpa sua, que tem um poder financeiro, que lhe permite ostentar algum luxo, de oferecer boa Escola aos filhos, ou outras coisas mais. É culpa sua, cidadão, que tem um poder político, dado pelo povo. Muito embora você acredite que comprou...com o dinheiro alheio, do governo, que não cumpriu seu papel de proporcionar o bem -está ao povo, para sobrar o dinheiro para a compra de voto, muito embora você não tenha sido o líder, mas pode ter recebido do líder, que usou indevidamente. E não menos culpado, é o povo, que sem poder ver, ou querer ver o mal que fez, quando aceitou, ou pior ainda, foi procurar o político com a "proposta indecente" : "Quero me vender ao senhor(a), e também vender o grupo que faz parte da Associação, da qual eu sou o presidente. Aceito qualquer proposta, vou dizer o que o senhor quiser que eu diga, porque eu sou  boneco. Vou dizer que o senhor é...deus, tudo bem, eu digo. Todo mundo faz isso, porque o senhor não pode dizer?

Uma sugestão: União e Organização do povo, acredito, é a solução. Não foi eu que disse isso, eu não seria capaz! Ceta vez, um Homem, o maior dos homens, e mais uma vez, não sou eu disse isso, depois de ensinar a uma multidão de gente, Jesus cristo pediu que se organizarem e dividissem o que tinham. E ninguém ficou com fome. Fatos assim, fizeram com que seu nome fosse, e seja cada dia mais divulgado, até pelos que não O têm como Filho de Deus.

Muito obrigado!

5 comentários:

  1. O QUE FAZ UMA PESSOA SER UM MARGINAL?

    Meu ilustre Jeremias fotografo e Blogueiro, acho que o instinto ruim, defeito no DNA associado à falta de estrutura familiar, bons ensinamentos, falta de amor no coração, inveja dos outros, incapacidade de lutar para ter seu merecimento próprio sem almejar o que é dos outros, afinal tudo de mal que existe na pessoa humana no fundo no fundo, acho é vontade de ser outra pessoa, de preferência rica e não sofrer nenhum tipo de punição, porém não é marginal só a pessoa pobre e sem instrução, as classes favorecidas estão cheias deles também. Todos querem " se dar bem" na vida, alcançar sucesso, fama, ter coisas materiais, e se for sem fazer muito esforço, melhor ainda, poucos são os que se preocupam com a parte moral e ética, eEnsinar os filhos a dizer a verdade sempre, a respeitar os mais velhos, a pedir desculpas, enfim esses valores estão cada vez mais distantes e vão se perdendo nesta selva de pedra em que vivemos, olha gente uma coisa que ouvi de minha avó e nunca esqueci: Pobreza não é sinônimo de sujeira. Pensando bem acho que ela era uma filósofa. Pois bem, no meu entender a impunidade contribui muito pra esta estatistica, e acho que juntando a impunidade com a falta de personalidade, se resume num grande marginal.
    Que me desculpe se falei demais.

    Edmilson Moura.
    Blog Rebelde Solitário

    ResponderExcluir
  2. Você é um radialista, mesmo fora do studio. Suas palavras são de sabedoria. Um homem que busca se esforçar para encontrar Deus. Alias é maior qualidade que posso ver em alguém. Todos os pontos de vista, pautadas na verdade são proveitosos. Obrigado, amigo.

    ResponderExcluir
  3. Entendo e compriendo o que vós disseram a respeito da morte de meu Primo DÁngelo.Infelizmente o trajeto na terra dele,não foi maravilhoso,ou como esperavamos de mais um cidadão,mas ele escolheu andar pelo caminho errado,teve seus motivos e razões mas isso nunca será explicação lógica e aceitável.Peço perdão por suas falhas e que Deus seja conosco.

    ResponderExcluir
  4. Entendo e compriendo o que vós disseram a respeito da morte de meu Primo DÁngelo.Infelizmente o trajeto na terra dele,não foi maravilhoso,ou como esperavamos de mais um cidadão,mas ele escolheu andar pelo caminho errado,teve seus motivos e razões mas isso nunca será explicação lógica e aceitável.Peço perdão por suas falhas e que Deus seja conosco.

    ResponderExcluir
  5. A Imprensa tem seu papel, que é divulgar. Mas, como somos os olhos da comunidade, também expressamos nossos pontos de vista. Julgar, absolver e condenar, não nos cabe por direito. Somos contudo, mais uma vez, os olhos da comunidade. Divulgamos... a vitória...a derrota, as flores e espinhos. Se me permitir, a construção de um mundo melhor

    ResponderExcluir