domingo, 18 de maio de 2014

Muladeiros Refazem os passos de uma História









Com a iniciativa do Pecuarista Rui Dias, residente em Bacabal; com o apoio do Sindicato Rural do município, que tem na presidência o Sr. Pedro Lustosa e como vice, o Sr. Ramon Arraes, e com o apoio de parceiros da Classe, aconteceu hoje, Domingo(18), um percurso em Mulas(Burras), ou uma Mulada.

Bacabal já conta com alguns eventos promovidos pelo Sindicato Rural(Sindicato dos Criadores), durante o ano, visto que é um município, cuja fonte principal de renda é a pecuária. Já temos a Feira do Leite, por exemplo, no Mês de Agosto, temos algumas Cavalgadas e outras atividades do ramo, e agora, o pecuarista Rui Dias, teve a ideia de acrescentar a Cavalgada com mulas. O que na realidade, não se chama Cavalgada, porque não se trata de cavalos, mas, Mulada, porque se trata de mulas, como menciono acima.

Empresário do ramo da pecuária, e com muitos amigos muladeiros, não foi tão difícil para Rui Dias, reunir pessoas para seu evento. Estavam sendo esperados, de acordo com ele, em torno de 50(cinquenta), mas compareceram bem mais.  

Início da Mulada

Assim, depois de um Café típico de Fazenda, com o cuscuz de milho, leite, dentre outros, e até panelada, como é conhecido por aqui, ou mocotó, como é chamado em em algumas regiões...depois dos últimos ajustes de arreios e aparatos de enfeites das mulas, e muladeiros, por volta das 9:00 da manhã, começamos o passeio...numa estrada apertada, que se tornaria em breve, em vereda, com algumas pedras, buracos, um pouco de água...nada fora do normal, para os que amam a vida do campo.

Ali, senhores(a), montávamos, com exceção do Fotógrafo, que estava de moto, aproximadamente 60(sessenta) homens, num espírito de perfeita harmonia, de uns para com os outros, com a natureza, e com as pessoas com as quais nos deparávamos no percurso. 

A simplicidade, em momentos como aquele, vale apena ser registrada. E se fosse possível aqui, eu nomearia a cada um dos participantes, porque me impressionou muito. 

A harmonia contagiante, vivida ali, atingiu a todos, sobretudo na parada feita na localidade Alto dos Crentes, quando o sanfoneiro, Sales, e os outros componentes, da cidade de Lago da Pedra, fizeram uma bonita  apresentação. Quando Laércio Arruda, com seu jeito todo especial, impressionou, misturando talento de dança e humor, ao maior de todos os talentos, o de ser simples, útil e extraordinário mesmo. No momento em que todos os outros muladeiros, mostraram também, outro talento: o de entender e retribuir a ele, agradecimentos em forma de satisfação demonstrada, filmando, ou fotografando com celulares, ou com sorrisos animados e bem estampados. 

A chegada

A chegada à Fazenda Sergipana, aconteceu por volta das meio dia e meia, com chuva, por isso não me foi possível registrar com fotografias. A recepção, na Fazenda Sergipana, assim como na Fazenda Santa Luzia, certamente agradou a todos. O idealizador do evento, Sr.Rui Dias de Sousa, pensou em todos os detalhes de acolhimento. E de certa forma, brindou a cada um, se não com uma certa premiação, mas com a acolhida.

Premiações e brindes 

Mulas mais enfeitada:

1º Lugar- 
Mula de Dimi Neto -de Lago da Pedra - Brinde, e mais 100,00

2º Lugar- 
Mula- de Rodrigo Maratá 

3º Lugar-
Mula- de Jaílson


Mula nua(sem enfeites)

1º Lugar
Mula- de Dimi Neto - Fazenda Cigana

2º Lugar
Mula Figura- de Sr. Zé Irineu

3º Lugar
Mula Dandara- de Arió

Mula machadeira

1º Lugar
Mula- de Ronaldo Sergipano

2º Lugar
Mula- de Jailson

3º Lugar
Mula- de Dimi Neto


Mais brindes:
O muladeiro mais jovem- 50,00
Muleiro pela primeira vez- 50,00
Churrasqueiro-50,00
Fotógrafo- 50,00

Patrocinadores:

Sindicato Rural de Bacabal
Merial
Casa do Produtor Rural
Pró-Fazenda
Multigado
Robson Dias
Ramon Arraes
Etevaldo












































































































































































































































































































































































































                                                                                                                                                                                       












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário