quarta-feira, 2 de julho de 2014

Associação de Moradores...O que é isso?



Associação de Moradores é... (Porquê ?! Para quê ?!)
1. Associação de moradores é a UNIÃO e ORGANIZAÇÃO de moradores, podendo ser de uma rua, quarteirão, bairro, vila, etc;

2. É uma das maneiras essenciais de solidariedade entre os moradores;

3. É um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida;

4. É uma das ferramentas do povo organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano;

5. É aquela que organiza as lutas e mobiliza os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da necessidade do nosso dia-a-dia;

6. A associação de moradores é o espaço privilegiado que faz crescer a consciência de todos nós, que desejamos construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania.


Resolvi abordar o assunto associação de Moradores, porque, normalmente, elas servem, mais para fazer politicagem,  do que para organizar o que quer que seja.

Onde está o erro, em fazer politicagem?
Nossa sociedade convive com uma desigualdade social, tão grande, que é impedida, de todas as formas, de crescer, na prática do trabalho.

A política partidária, e suas artimanhas, procuram viciar as pessoas a um certo tipo de esmola, que funciona como armadilha.

Como funciona a armadilha: A liderança é chamada, recebe uma proposta de 10 mil reais, digamos, para encabeçar um grupo.  Recebe logo 1 mil reais, com a promessa de receber os 9 mil em breve. Isso obriga o cidadão que recebeu a quantia, a não sair mais, digo, a não se libertar mais, com medo de sair e não receber. E assim vai ficando, e sem receber, e nem trabalho, empobrece mais e mais.

Qual o caminho? Já mencionei algumas vezes, aqui neste Blog, um Caixa, como espécie de socorro, a princípio, e que ao longo do tempo, passa a ser uma fonte, de onde possa sair um investimento, para o Grupo que queira aderir essa prática, como saída. O segredo para o Caixa, é um grupo organizado, que tenha o propósito de crescer, sem esmolas de políticos partidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário