domingo, 21 de junho de 2015

Fale Bem, Viva Melhor e Venda Mais



Na realidade, vender é um dom, que de acordo com os especialistas no assunto, todas as pessoas têm um pouco, desde que nascem.

Tive o privilégio, de ter assistindo uma grande palestra em 1984. Eu tinha um pouco mais de 20 anos de idade. O local foi no Hotel Vila Rica, um dos dois hotéis 5 Estrelas que existiam em São Luís na época. O evento era um coquetel para vendedores lojistas. As lojas escolhiam quais vendedores deveriam participar, e eu tive o privilégio, como escrevi acima, de ser um dos dois, da Mara Confecções.

O Palestrante era um ex.  Contínuo da Alpargatas, que era a representante do jeans no Brasil. O ex. Contínuo provou para mim,  que naquele  momento fazia parte de uma plateia de aproximadamente cem pessoas naquele auditório, que vender é a arte mais interessante do mundo. Me ensinou, inclusive, que ao nascer, fazemos nossa primeira venda: ao dá o primeiro grito, vem a sugestão de que precisamos comer algo, já que agora temos vida própria, digamos assim.
O senhor Franco Junior, o palestrante que esteve na manhã do último sábado(20-06-15) no auditório da Distribuidora Medeiros em Bacabal-MA, me fez lembrar daquele palestrante, de 30 anos atrás, que faço questão de aqui mencionar, que iniciou na Alpargatas como contínuo, e que descobriu que vender é arte mais interessante da vida, a ponto de conseguir tão bem passar isso para uma grande plateia.

O senhor Franco, com a habilidade de um vendedor, também conseguiu vender a seguinte mensagem: "Fale Bem, Viva Melhor e Venda Mais"

 

Sim, senhores(a), falar bem significa se comunicar bem, que consiste em em passar a mensagem desejada.

 

O grande apresentador de programa de auditório, que foi de 1950 a 1980 o maior comunicador da TV brasileira, o senhor José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, costumava dizer: “Quem não se comunica se trumbica”. 

 

“Fale bem viva melhor e venda mais”! 

 

A verdade na frase acima, é indiscutível, uma vez que na vida sempre estamos vendendo algo. Como por exemplo, vendemos registros fotográficos. E mais do que isso: vendemos o “imagine”(lembrado por nosso palestrante Franco Junior)...amanhã, quando já não podermos contar com a energia da juventude, ou não pudermos mais voltar o passado interessante, que nos fará contar ou escrever nossa história, ou passar para os vão chegar...! Lá vão estar as fotografias tiradas por aquele fotógrafo...que nem se sabe se ainda vai estar por aqui...! Vendemos, senhores(a), nossos produtos, porque somos vendedores de algo mais interessante! Vendemos momentos, vendemos  sugestões e  vendemos experiências, como comentou o nosso amigo Franco, quando nos contou sobre o cafezinho de 11,00 e de sua vontade de sair daquele recinto, o que por sorte não aconteceu, porque ficou com vergonha de fazer.   E mais tarde descobriu que o café de 11,00 foi muito barato, porque conseguiu informações interessantíssimas. 

 

A essência de qualquer palestra é vender, assim como, qualquer palestrante é um vendedor, bom, ou nem tanto, e isso, quem vai dizer é sua plateia. 

 

Nosso Blog é feito por Registros, de textos ou  fotografias. Misturamos de vez em quando com mais algumas coisas, mas como diz nosso Slogan, estamos sempre "Registrando Momentos". Muito obrigado.

 Confira nossas fotografias...























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário