terça-feira, 17 de novembro de 2015

O que fazer...para ser feliz?


Depois de um certo tempo de caminhada pode-se concluir: a luta maior, ou a maior preocupação é ser feliz. Trabalha-se 24 horas por dia, para isso, ou pelo menos, acreditando que é para isso.

O que viria a ser felicidade...? cada um de nós, certamente tem uma resposta. Todas as respostas podem está corretas...ou não, depende de quem formula a pergunta e de quem a responde.

O filósofo, que passou alguns anos numa faculdade de filosofia, certamente tem uma resposta. O lavrador, que planta e colhe e que não precisou necessariamente de um curso de técnicas agrícola, também tem uma resposta. Os homens que deixaram suas marcas neste planeta deixaram suas respostas. O maior líder do Cristianismo, passou 33 anos ensinando isso. Quando por exemplo, os discípulos chegaram a Ele, para dizer que seria melhor mandar uma multidão ir embora para comprar comida, pois já estava anoitecendo, Jesus disse-lhes: "Deem vocês mesmo  a eles o que comer". "No mundo tereis aflições. Mas, coragem, eu venci o mundo". Quando chegou à casa de Lázaro, o amigo que estava morto há quatro dias, a irmã de Lázaro disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido". Teu irmão ressuscitará, disse Jesus. Senhor, disse ela, sei ele ressuscitará no ultimo dia. Mas ele disse: "Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá".

Ouvindo o que Jesus dizia, deduz-se, que a felicidade consiste na vitória final. Porque, enquanto homens e mulheres que somos, respirando a ar e usufruindo de todas as fontes de vida da natureza, convivemos com a preocupação e o medo da morte, porque, como dizia Salomão, o rei mais sábio de Israel, "Tímidos são os pensamentos dos mortais e incertas as nossas concepções, porque o corpo corruptivo torna pesada a alma e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados".

Em determinados momentos experimentamos um pouco de felicidade. Quando ajudamos alguém por exemplo, com um pouco de socorro, um pouco de comida ou quando lhe mostramos o saída, quando ele se encontrava perdido.

O que fazer...para ser feliz...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário