domingo, 6 de dezembro de 2015

As JADIS em Bacabal


 O texto abaixo é da idealizadora do Projeto

O PROJETO AMIGAS DA FELIZ IDADE

Aos 07 dias do mês de Junho de 2011, iniciamos um projeto amigas da feliz idade no SESI, o mesmo foi idealizado numa palestra que fizemos na residência de uma amiga da terceira idade em que destacamos as dificuldades que os idosos tinham em freqüentar atividade física nas academias. Combinamos, então, em fazer um encontro duas vezes por semana no SESI. Iniciamos com 15 participantes, a aceitação que o projeto teve foi muito maior do que o esperado e mostrou, claramente, que faltava na cidade de Bacabal um empreendimento desta natureza.
Hoje são mais de 770 pessoas, distribuídas em três Grupos. As nossas aulas são aeróbicos dançantes de segunda a sexta das 17h30min às 18h30min e 19h30min. Com professores formados em Educação Física e Dançarinos que são capacitados e competentes e os mesmo são acompanhados pela coordenação da Professora Vanusa Bacelar. As Jadis, que passaram a fazer exercícios diários, vêm constantemente dando seus depoimentos, nas condições de melhoria de vidas como; condição física, caminhar com maior desenvoltura, firmeza, segurança, auto-estima, perca de peso,controle nas doenças adquiridas pela idade,diminuição no uso de medicamento e prazer em viver melhor com alegria, estas são característica das pessoas que frequentam o projeto com assiduidade. E que, além da melhoria da sociabilidade, receberam outros benefícios, tem prazer de viver, passaram a se admirar mais, e gostar da vida. Animados por uma música marcante, sob a direção e animação de professores capacitados e competentes, melhora bastante sua condição física e passa a caminhar com maior desenvoltura, mais firmeza e mais segurança.Senhoras de mais de 40 anos fazem ginástica junto com as outras, dentro de sua capacidade física, sem nenhum problema. Os grupos têm as mais variadas faixas etárias e cada uma faz dentro de suas possibilidades, com muito bons resultados. A JADIS que fica em casa, acaba isolada, sem pessoas da mesma idade para conversar, trocar opiniões, falar de recordações e isto faz falta para um contato social eficiente. No projeto, elas fazem novas amizades, com gente da mesma idade ou não, acham interesses em comum, fazem passeios juntos, gozam reunidos, das mesmas alegrias das festas e bailes e as mesmas passam a ter os seus próprios assuntos para contar aos parentes. Deixa de ser uma pessoa que só Escuta, passa a falar também. O isolamento é um dos piores problemas das pessoas da terceira idade e início de Outros, como fases de depressão, perturbações mentais, etc.


Coord.Profª Vanusa Bacelar



Aqui, só apenas algumas fotografias tiradas por ocasião do ultimo aulão na AABB. Vamos postar mais outras, de outros momentos.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário