sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

08 de Janeiro-Dia do Fotógrafo

Dia do Fotógrafo. Sim, 08 de Janeiro foi escolhido por causa de um registro histórico, que fala do francês Louis Jacques Mandê  Daguérre que construiu uma máquina  fotografia, que se chamou  Daguerreótipo. O nome da invenção homenagem ao seu inventou.

A data de apresentação dessa máquina em Paris, foi, de acordo com o registro, 19 de agosto de 1839. Essa data fica como o dia da Fotografia. Mas, em 08 de Janeiro de 1840 a dita máquina foi trazida para o Brasil, por isso, se comemora aí, o dia do Fotógrafo.

O porque da data de comemoração é importante pelo significado histórico. Contudo, qualquer data é bem recebida pelos fotógrafos, muito embora se saiba também, que, de acordo com a história, a fotografia foi descoberta por Leonardo Davinci, o pintor italiano, que pintou "La Gioconda", ou Mona Lisa. Ele nasceu em 1452 e morreu em 02 de maio de 1519. Mas, o que importa, já que o assunto diz respeito ao Fotógrafo, é a importância da fotografia para a história e para o mundo, porque, é através do registro da luz, ou da escrita através da luz, que o mundo escreve sua história e conhece os registros do passado, que ilumina o futuro. Enaltece-se por causa desse grande invento, o profissional que se coloca atrás do visor de uma câmera, para registrar com sensibilidade, o que emociona a todos. E isso fica provado, com a chegada da era digital, que permite que seja descoberto os talentos para tais registros.
 
As imagens poderiam ser registradas por qualquer pessoa, que com uma câmera quisessem fazer isso. Mas, o dom de sentir com o olhar e de passar tal sentimento, é do verdadeiro fotógrafo.




O Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, corresponde à apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839.
O dia 8 de janeiro, uma data comemorada localmente, corresponde ao dia em que a daguerreotipia foi oficialmente trazida ao Brasil.
Só que o inventor franco-brasileiro Hercule Florence já tinha estabelecido um processo fotográfico próprio nas nossas terras em 1833. Apenas não foi reconhecido junto a Niépce e Daguerre como um dos originadores da fotografia porque o Brasil era um lugar remoto e provinciano demais para que sua inovação fosse apropriadamente patenteada e divulgada.
Existe uma grande confusão quanto ao dia do Fotógrafo, na minha opinião o dia do fotógrafo é comemorado no dia 08 de janeiro e o dia Internacional da Fotografia no dia 19 de agosto. Quem tiver informações mais consistente, favor publicar nos comentários no final desse post.
Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmesfotojornalismofotografia de publicidade, fotografia de naturezafotografia de modaaerofotografiafotografia subaquáticafotografia documentalfotografia de guerrafotografia panorâmica.
08 de julho – D
- See more at: http://grupoimagem.org.br/qual-e-o-dia-do-fotografo/#sthash.qesPKpTD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário