sexta-feira, 25 de março de 2016

Reflexão de hoje...




O Brasil vive no momento, o que muitos consideram o auge da corrupção. Jovens com menos de 30 anos de idade, que certamente leram sobre a época do regime militar, mas não viveram o que pessoas acima de cinquenta o fizeram, somente têm uma ideia a respeito. Nessa época o país teve momentos difíceis, diferente do que estamos vivendo, mas não de menor intensidade e nem com menos reclamações.

Quando o General João Batista Figueiredo, o último do Regime Militar governou o nosso país, a crise econômica e política se agravou muito. Na época a dívida externa, tão alta, a ponto do governo não poder pagar sequer o juro, isso de acordo com o ministro da economia, Sr. Delfim Neto, era motivo de piadas na TV, feitas pelos humoristas e motivo de manifestações de políticos de oposição, que induziam os jovens e toda a população para gritarem contra o governo.

Naquela época o povo gritava por mudança e "Fora o Regime Militar". Políticos da oposição se agarravam às reclamações do povo para tirarem proveito, como  Sr. Tancredo Neves, um dos lideres do MDB, que depois virou PMDB, assim como o Sr. Ulisses Guimarães, o Sr. Leonel Brizola, do PDT e entre outros, o Sr. Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo, fizeram dura oposição ao Regime.
 

Na época, AÉCIO Neves, com a idade de mais ou menos 18 anos, e Lula, com aproximadamente 35 anos, viveram o momento de luta por mudança. Aécio, de uma família de tradição política, neto de Tancredo Neves, um dos mais importantes nomes e líderes políticos, fundador do PP (Partido Popular) e mais tarde, um dos líderes do MDB(Movimento Democrático Brasileiro), que virou PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), que fazia oposição à ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e mais tarde ao PDS (Partido Democrático Social).

Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República eleito, Tancredo Neves venceu a eleição no Colégio Eleitoral,  pela coligação "Aliança Democrática", contra o Sr. Paulo Salim Maluf, da coligação "Partido da frente Liberal", formada pelos dissidentes do grupo do Sr. José Sarney. O Sr. Tancredo Neves deixou assim, seu nome gravado na história deste país. O Sr. Aécio Neves, sendo seu neto, repito, já veio com um certo embalo.  Já foi deputado federal,  governador e candidato a Presidente da República.

O Sr. Luís Inácio da Silva, que virou Luís Inácio Lula da Silva, foi Metalúrgico, Sindicalista, Deputado Federal, Presidente da República por dois mandatos e atualmente Ministro da Casa Civil.

O nosso país, de representantes com a "nossa cara",  cujos eleitores e simpatizantes dividiram nas últimas eleições presidenciais, as opiniões, convive com uma certa intensidade de escuridão, causada, de um lado, por interesses próprios de líderes que parecem se importarem muito pouco, ou quase nada com o povo e por outro, por paixões e necessidades, que fazem a falta de organização, que nos impede de sugerir, exigir e denunciar.

A justiça, ao que parece, busca uma solução. O que não está claro é quem será beneficiado com essa solução, se o povo, se a oposição, ou se a situação. E assim, os comentários desgastantes, postados nas redes sociais, pelos contras e pelos que são a favor, deste ou daquele personagem, não param. Mas hoje, "Sexta Feira Santa, dia em que vivemos a tristeza  da morte do Senhor Jesus Cristo, é bom meditarmos quanto ao que vamos postar, para que...eu não venha ferir o meu semelhante, que mesmo que não pense igual a mim, tem seus pensamentos dignos de respeito, porque na democracia há duas partes.














Sr. João Batista de Oliveira
Figueiredo.  Presidente   da
República     1979  -  1985. 
Ultimo presidente do Regime
Militar.





Sr. Tancredo de Almeida
Neves. Eleito  presidente
da República  em  15  de
janeiro de 1985.
Adoeceu em 14 de março
do  mesmo  ano,  um  dia
antes de sua posse.
Morreu em 21 de abril.

 




Sr.   Paulo Salim   Maluf
que disputou a eleição
para presidente, com
Tancredo Neves em 1985.



Sr.  José  Ribamar  Ferreira 
de Araújo Costa - José Sarney.
Como vice, assumiu no lugar de 
Tancredo Neves.  1985 - 1990.


Lula - Metalúgico na década 
de 80.


 
Sr. Luís Inácio Lula da Silva
Presidente da República de
2003 - 1011

Nenhum comentário:

Postar um comentário