quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Desequilíbrio de uma Sociedade


Desequilíbrio significa falta de equilíbrio, falta de controle, falta de apoio, falta de base, ou outras... faltas de chão.

Numa sociedade, que tem como base principal a família, é indispensável que a atenção a essa família aconteça.

A família, que aqui, é a principal base, também é apoiada numa base, que como em todos os casos de uma organização, é o líder.

Quem formou a família, indiscutivelmente é o líder, ou pelo menos, na ordem natural da vida deve ser. É verdade, que num mundo onde a lei, que "está acima de tudo e de todos", não é obedecida, não se pode contar com um grande sucesso no que diz respeito a equilíbrio do que quer que seja.

O que nos faz abordar um assunto e aprofundá-lo, é a situação que o envolve num determinado momento, demonstrando a fragilidade, que na maioria das vezes não estava visível ao objeto desse.

Havia uma pequena cidade de 40 mil habitantes, com escolas, do nível 1 para as crianças iniciantes, até o nível superior e com diversos cursos; Igrejas com credos diferentes; expressão de várias culturas; várias empresas e indústrias para oferecer todos os tipos de empregos, além de espaço para os que queriam trabalhar por conta.

Foi descoberto um grande problema. O senso descobriu dez (10) pessoas sem emprego. Um grande problema, porque, de acordo com as pesquisas anteriores, todas as pessoas aptas a trabalhar, estavam trabalhando. E agora...dez (10) pessoas estavam causando um problema, que de acordo com o governo daquela cidade, estavam dando prejuízo àquela sociedade.

O governo mandou investigar o que tinha acontecido para que aquelas dez (10) pessoas estivessem sem produzir. O problema foi encontrado: Um empregado de uma empresa chegou atrasado ao seu serviço e causou também um atraso em todo o corpo da empresa. O dono precisou tirar o empregado. O empregado demitido tinha um grande amigo em uma outra empresa, que tentou arrumar vaga para ele, que estava agora desempregado. Mas o dono não aceitou a indicação, porque soube do que tinha acontecido com ele.

O empregado que solicitou do patrão uma vaga para o amigo, se aborreceu e pediu contas. O patrão que demitiu o empregado por atraso, deixou de entregar sua produção no tempo certo e ainda teve que pagar uma indenização ao funcionário demitido. E sua economia estava agora menor, e precisou demitir mais um funcionário...que estava com uma produção baixa.

Os três (3) primeiros desempregados da cidade apareceram assim. A investigação feita pelo governo descobriu que na cidade já eram dez (10) desempregados, e teve que reunir a sociedade toda, para uma conversa, porque considerava isso muito grave.

As famílias das dez (10) pessoas desempregadas estavam agora com dificuldades financeiras, emocionais e dificuldades de relacionamento com a sociedade, porque estavam causando um desequilíbrio social naquela cidade.

Depois que o pai contou isso ao filho, ele quis saber onde era a cidade e quando isso aconteceu, e começou acusar o governo... de ditador. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário