segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Morre João Castelo



Morre em 11 de dezembro de 2016 aos 79 anos de idade, o caxiense João Castelo Ribeiro Gonçalves. Com um histórico na política partidária, João Castelo deixa um grande legado ao Maranhão.

Filho de Tales do Amarante Ribeiro Gonçalves e Maria Antonieta Cruz Ribeiro Gonçalves, Técnico em administração, foi funcionário do Banco da Amazônia, vindo inclusive a ocupar o cargo de gerente. Anos mais tarde, em 1984 formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília

No sistema de eleição indireta, foi eleito em 1970 e 1974 deputado federal pela ARENA-Aliança Renovadora Nacional. E em 1978 foi escolhido governador do estado do Maranhão pelo então presidente da república Ernesto Geisel.

Seu governo foi marcado pela maior manifestação estudantil já vista em São Luís, em virtude da luta pela meia passagem. E em 1986 sua esposa, Gardênia Ribeiro Gonçalves, como prefeita de São Luís, enfrenta uma crise parecida. Com a demissão de 15 mil funcionários da rede pública municipal, de acordo com as informações da época, manifestantes fizeram passeata contra e incendiaram a prefeitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário