segunda-feira, 3 de julho de 2017

Novo Centro POP. Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua

Inaugurado nesta segunda feira (03), na rua Santa Teresinha, no bairro da Areia. Uma casa de acolhimento. Programa do governo federal em parceria com o município, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, que busca dar uma dignidade para aqueles, que por um motivo ou por outro, se distanciaram do convívio da sociedade que chamamos de sã.

No nosso entendimento, a sociedade da qual fazemos parte, é uma sociedade sã, no sentido de que se adéqua aos padrões normais de vida. Contudo, essa adequação, a esses padrões, que chamamos de normais,  pode não está tão perfeita. Ou, são os padrões que não estão. Isso porque, apesar da mesma adequação e dos mesmos padrões, aos quais a ética, a moral e todo um contexto de educação, digamos, tem como certos, ainda produzimos a desigualdade social, cujo produto é por nós rejeitado. Mas, isso, senhores (as), pode ser um assunto para as autoridades debaterem, com a participação dos segmentos da sociedade, que precisa talvez, ser repensada.

A Secretaria de Assistência Social, que tem à frente a sra. Fábia Braga, que procura, como os outros secretários,  seguir à risca o desejo do preefeito Zé Vieira, acolhe, em sua sede, vários moradores de rua, para o café, o almoço e jantar. Durante o dia eles têm o direito ao banho. Cada um recebe um quite de limpeza pessoal, para o banho e a lavágem da própria roupa. 

Não têm eles a dormida, algo que provavelmente os indusissem com mais insistência, a sair das ruas. O recurso que proporciona o governo, se limita ao dia. 

Alguns secretários, e dois vereadores, Erivelton Martins e Dr. Jéferson, participaram da inalguração, e dos seus discursos, em relação ao à nova casa dos moradores de rua, algumas palavras podemos destacar: 
"Não quero ver todos os secretários aqui, somente na inauguração, mas também nos outros dias". (Secretário Guedes).
"O prefeito Zé Vieira continua com a mesmo vontade de trabalhar pelo município" ( Secretário Rogério Santos).
"Sem ordem a gente não pode alcançar nenhum tipo de resultado" (Secretário Ítalo).
"Aqui é só uma passagem. Todos nós temos as nossas missões" (Secretário Paulo Campos).
"Faço questão de participar" (Vereador Dr. Jéferson).





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário